As dificuldades técnicas durante colecistectomias videolaparoscópicas, continua a ser um tema relevante.
A colecistectomia aberta, Bruce D. Schirmer deu dicas de como abordar uma provável conversão cirúrgica, visto que a grande maioria dos pacientes são inicialmente tratados por vídeo.
Uma vez com dificuldade técnica de acesso a vesícula biliar, a dissecção deve começar superiormente e de lateral para medial afim de evitar lesão de colón ou duodeno. Além disto, em caso de lesões de vias biliares a mesma não deve ser reparada naquele momento. O objetivo da cirurgia é a retirada dos cálculos. Caso seja feito isto, o processo inflamatório irá resolver, é fundamental saber que nem sempre teremos este tipo de visualização afim de completar a cirurgia, e uma colecistectomia parcial pode ser a melhor alternativa.
A técnica de colecistectomia videolaparoscópica simplificada com duas incisões é factível, segura e com resultados estéticos superiores, quando comparada à colecistectomia convencional.
.


